Notícias

Notícia 238
Rio Grande do Sul: CUT e sindicatos se mobilizam em solidariedade à população; saiba como doar

A cheia do Guaíba ultrapassou o nível histórico atingido na grande enchente de 1941, de 4, 76 metros, o rio chegou na marca de 5, 2 metros no sábado (4). A região das ilhas, a zona central, o extremo-sul e a região norte da capital Porto Alegre são as principais regiões de risco com a cheia do Guaíba. Na última sexta-feira (3), a CUT-RS auxiliou na locomoção e acolhimento de famílias das comunidades nas imediações da Arena do Grêmio em Porto Alegre.Dos 496 municípios, 364 do estado registraram algum tipo de problema.Os mortos chegam a 83 e são quatro os óbitos em investigação; há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. São mais de 141 mil trabalhadores e trabalhadoras fora de suas casas e 873.275 mil pessoas afetadas em todo estado, sendo que 129.279 estão desalojadas, sendo que deste total 20.070 pessoas estão em abrigos.Até o momento, a população em situação de risco tem sido encaminhada para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos e o Sindicato dos Aeroviários, na capital. Esses locais também são pontos de coleta para doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores e água.As cozinhas comunitárias do Projeto CUT Comunidade estão mobilizadas para ajudar a população, preparando refeições e também recebendo doações. Todas as doações recebidas no Pix da CUT-RS estão sendo direcionadas na compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e demais demandas que os abrigos precisam. A nossa responsabilidade é ajudar a população que precisa nesse momento!Depósito bancário para doaçãoAs doações também poderão ser feitas na conta bancária da CUT-RS:Cresol (133)Agência 5607Conta corrente 18.735-6CNPJ: 60.563.731/0014-91PIX: 51996410961Em Maringá, as doações podem ser feitas no Corpo de Bombeiros, pelo portão do quartel na Rua Benjamim Constant.

Notícia 237
Governo se nega a fazer acordo para pagar data-base

A audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF) entre o governo e as entidades sindicais que representam os servidores paranaenses aconteceu hoje, 6, em Brasília. Solicitada pelo ministro Edson Fachin, teve como objetivo mediar o impasse do Governo do Paraná sobre a data-base dos funcionários públicos. O governo estadual inicialmente resistiu em participar, mas sob a determinação do STF, compareceram o procurador-geral do Estado, o secretário de Fazenda, o diretor-geral da Casa Civil e as suas respectivas equipes. O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, esteve presente na reunião, representando o Fórum das Entidades Sindicais.Durante o encontro, que também contou com a participação online de outros sindicatos do Fórum, ficou claro o posicionamento do Estado: uma recusa em negociar ou mesmo considerar a dívida existente com os servidores. Este dividendo já ultrapassa os 12 bilhões de reais, sem contar as reposições da inflação não aplicadas de 2018 a 2023. Diante deste cenário, o Fórum das Entidades Sindicais convoca todos os servidores para se manterem mobilizados. Para o dia 14 de maio, está marcada uma mobilização estadual, que logo terá os detalhes divulgados. Essa ação visa pressionar o governo a retomar as negociações e cumprir com suas obrigações legais.

Notícia 236
Servidores fazem fotos em mural no HU no Dia do Trabalhador

O Sinteemar, por meio da Secretaria de Aposentados e da Secretaria da Mulher, organizou um mural no Hospital Universitário em comemoração ao Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, dia 1.Os servidores aproveitaram o momento para serem fotografados e fazerem selfies com os colegas. A diretora Eloisa Hundsdorfer também posou para as fotos com os trabalhadores.


Notícia 235
Em parceria com Afuem, Sinteemar participa de torneio de futebol

A Afuem realiza anualmente um torneio de futebol entre os seus associados. Este ano, o Sinteemar colaborou com a entrega de bolas de futebol que foram usadas nos jogos nesta quarta-feira (1). Essa é uma maneira de incentivar o esporte entre os servidores, que traz mais saúde e qualidade de vida para quem o pratica.As dirigentes Jeanete Bezerra, Teresa, Marisa Morales e o presidente Luís Cláudio, prestigiaram os jogadores durante o torneio.

Notícia 234
Sinteemar faz confraternização com servidores da FEI

Na tarde que antecipou o Dia do Trabalhador, o Sinteemar esteve na Fazenda Experimental de Iguatemi - FEI. Junto aos trabalhadores do local, foi realizada uma confraternização, que também contou com a presença de alguns professores, da vice-reitora Gisele Mendes e da vereador Ana Lúcia Rodrigues.O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, falou sobre a importância dos servidores da FEI para a UEM e para toda a comunidade.

Notícia 233
Central Única dos Trabalhadores e sindicatos organizam mobilização para o Dia do Trabalhador

Neste 1º de maio, uma das bandeiras de luta da CUT e suas entidades filiadas é a promoção de condições de trabalho com remuneração adequada, liberdade, equidade, segurança, e capacidade de garantir vida digna. Nos últimos anos, com o franco ataque que as entidades sindicais sofreram no Brasil, a classe trabalhadora brasileira viu parte de suas conquistas mais relevantes perderem força.Por isso, a importância da mobilização, luta e união da classe trabalhadora para que as justas e necessárias condições de trabalho sejam a realidade da população.Em Maringá, trabalhadores e trabalhadoras estarão reunidos na Prova Rústica Tiradentes a partir das 7 horas. A tenda da CUT estará no Parque do Ingá, em frente ao Colégio Regina Mundi.


Notícia 232
Afuem recebe título de Consagração Pública

A direção do Sinteemar esteve hoje (25) na Câmara Municipal de Maringá para prestigiar título de Consagração Pública que a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá - Afuem recebeu. A homenagem foi proposta pelos vereadores Ana Lúcia Rodrigues, Belino Bravin Filho e Manoel Álvares Sobrinho em reconhecimento aos 43 anos de dedicação e serviço da entidade para a comunidade maringaense.A entrega do título foi feita à presidente da Afuem, Cerenita de Fátima Fachin, que se orgulhou bastante da homenagem: "É um momento de reflexão sobre a trajetória de dedicação e comprometimento que moldou a nossa associação, uma história marcada por incontáveis atos de solidariedade e serviço à nossa comunidade. Este título é um estímulo para que continuemos firmes em nossa missão, espalhando amor, solidariedade e esperança por onde passamos.".

Notícia 231
Sinteemar organiza caravana para prestigiar Afuem na Câmara

Nesta quinta-feira (25), a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá - Afuem receberá o Título de Consagração Pública Municipal em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade maringaense.O Sinteemar fará uma caravana saindo às 9 horas do estacionamento do sindicato até a Câmara Municipal para prestigiar este momento.Você é nosso convidado para este importante momento!

Notícia 230
Sinteemar e Afuem fazem parceria para Dia do Trabalhador

Com a proximidade do dia 1º de maio, a presidente da Afuem, Cerenita Fachin, esteve no Sinteemar para uma reunião com diretoria do sindicato, com o objetivo de acertarem a programação das comemorações. Ficou definida uma parceria entre as entidades para o Dia do Trabalhador. O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, estará presente no campeonato de futebol realizado na Afuem, onde fará a doação de bolas profissionais para os jogadores. Também será realizada uma atividade no Hospital Universitário, para celebrar a data. Outras atividades ainda serão definidas pela diretoria.


Notícia 229
Agentes de Apoio participam de reunião com sindicato

Os Agentes Universitários do Nível de Apoio da UEM estiveram reunidos hoje, 19 de abril, no Auditório do Trabalhador - Sinteemar, para uma reunião com o presidente, Luís Cláudio, e com os dirigentes Eloisa Hundsdorfer e Arivaldo Vicente. Foram repassadas à categoria as informações atualizadas sobre a situação das tratativas com o Governo Estadual nas distorções da carreira.Luís Cláudio descreveu como foi a reunião que ocorreu na Casa Civil esta semana, em que o Governo se comprometeu a considerar o estudo de impacto financeiro e a tabela proposta pelo Fórum das Entidades Sindicais - FES. A tabela foi elaborada em conjunto com a categoria, com o objetivo de obter uma recomposição salarial igualitária.Segundo o presidente do Sinteemar, os representantes da Casa Civil se comprometeram a apresentar em 30 dias um estudo com a Secretaria de Fazenda para a elaboração e implementação desta nova tabela salarial.