Para a próxima quarta-feira, dia 7, o Sinteemar e a ONG Maria do Ingá organizam uma roda de conversa sobre Violência Patrimonial - objeto da Lei Maria da Penha. O debate será mediado pela professora, dirigente do sindicato e integrante da ONG, Tânia Tait.A violência patrimonial é um tipo de violência que se refere à destruição, subtração ou ocultação de bens materiais da vítima. No contexto da Lei Maria da Penha, que visa proteger mulheres contra a violência doméstica e familiar, a violência patrimonial é uma das formas de agressão reconhecidas e penalizadas.Essa violência pode incluir ações como danificar ou destruir propriedades da vítima, retirar ou esconder objetos pessoais, transferir bens ou recursos financeiros sem o consentimento da vítima, entre outras formas de prejudicar o patrimônio da mulher. A Lei Maria da Penha, ao incluir a violência patrimonial, amplia a proteção legal, garantindo que as vítimas de abuso não sejam apenas amparadas em relação à violência física e psicológica, mas também em relação à perda e danos ao seu patrimônio. Isso reflete a compreensão de que a violência doméstica pode afetar profundamente todos os aspectos da vida da vítima, incluindo sua segurança econômica e estabilidade.A roda de conversa será no Auditório do Trabalhador, que fica na sede do Sinteemar e tem início às 9 horas.
Na sexta-feira que antecede a data comemorativa, o Sinteemar organiza a tradicional Missa do Dia dos Pais. Presidida pelo Padre Leomar Montagna, o Padre Léo, a missa tem início às 9 horas, no Auditório do Trabalhador - na sede do Sinteemar. Há anos o Sinteemar promove missas em datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia das Mães e reúne servidores na ativa e aposentados, acompanhados por suas famílias. Um momento de reunir a família para celebrar esta data tão importante para os pais da comunidade.
Hoje será exibida ao vivo a terceira edição do "Podcast Movimento" pelo YouTube: https://youtube.com/live/XFLv1vzkZ0YOs convidados deste episódio são a presidente do Núcleo Sindical de Maringá da APP-Sindicato, Anunciata Albanez e o professor e dirigente da APP, Fábio Cardoso. A conversa será mediada pela secretária dos Técnicos do Sinteemar, Laurice Ricardo, com o tema "Políticas Públicas e Educação: Reflexões".O Podcast Movimento é um projeto do Sinteemar e é exibido quinzenalmente na TV Ingá, pelo YouTube e pelo Facebook do canal.
A Coordenadoria de Desporto e Recreação da Universidade Estadual de Maringá anunciou nesta terça-feira, 23, a abertura das inscrições para os 27º Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná - Josuepar. Esta edição será realizada entre 6 e 8 de setembro, no campus da Universidade Estadual de Londrina e serão ofertadas as seguintes modalidades: Basquete masculino; Beach tennis masculino e feminino; Bolão masculino e feminino; Canastra misto; Corrida de 4 km masculino e feminino; Corrida de revezamento 4x100m masculino e feminino; Futebol suíço masculino; Futsal feminino; Natação masculino e feminino; Sinuca misto; Truco misto; Voleibol masculino e feminino; Xadrez misto.De acordo com a Assessoria de comunicação da UEM, podem participar do Josuepar 2024 "servidores (agentes universitários e docentes) de todos os câmpus e Instituições de Ensino Superior (IES), contratados por meio de concurso público ou teste seletivo, pertencentes ao quadro pessoal da ativa ou aposentados. A participação de alunos, prestadores de serviços e estagiários da Universidade é vedada".As pré-inscrições devem ser feitas até o dia 16 de agosto por meio do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScztF1bQM9faimVH7v09wrVmsKyDpsN_jyYIizgJPvmEcMNxw/viewform.O Josuepar é realizado desde 1992 e proporciona o intercâmbio esportivo, recreativo e cultural entre os servidores das sete universidades estaduais do Paraná.Dados: https://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29269:jogos-dos-servidores-das-universidades-do-parana-esta-com-inscricoes-abertas&catid=987:notas&Itemid=220
Domingo foi dia de Festa Julina no Hospital Universitário. O evento atendeu toda a comunidade do HU: servidores, estudantes, professores e funcionários terceirizados.O Sinteemar esteve com uma barraca de pescaria, que formou fila para atender a todos. Foram dezenas de brindes distribuídos à comunidade.
O último dia do curso "Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R no Setor Operacional das IES" reuniu dezenas de servidores no Restaurante Universitário da UEM.A aula prática foi importantíssima para fechar as aulas aplicando as técnicas ensinadas durante o período do curso. Agora a UEM tem trabalhadores preparados para contribuir com o meio ambiente.O curso foi organizado pelo Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr e pela Secretaria dos Técnicos do Sinteemar, em uma parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários e a Diretoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Maringá estão organizando o curso Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R no Setor Operacional das IES.
Por um convite da Associação Indigenista de Maringá - Assindi, o Sinteemar, representado pelo Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr, iniciou um curso de tear para os membros da associação.O curso acontece semanalmente na sede da Assindi e tem atendido homens e mulheres indígenas que têm interesse em trabalhar com artesanato. Segundo os coordenadores da associação, esta pode ser uma nova profissão para estes alunos.
Servidores de todo o estado e de categorias diversas se reuniram na Assembleia Legislativa do Paraná - Alep nesta terça-feira, dia 9, para discutir o funcionalismo público atual, priorizando pontos como recomposição salarial e terceirização. Durante o evento, foi enfatizada a necessidade de incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO a recomposição salarial retroativa e o pagamento das dívidas pendentes. Esta proposta será votada na próxima segunda-feira.A audiência, intitulada "Recomposição salarial dos servidores, em defesa dos serviços públicos: não à privatização da Escola Pública", foi organizada pelo deputado estadual Professor Lemos em conjunto com o Fórum das Entidades Sindicais - FES e contou com a presença de outros deputados e autoridades. Os debates foram bastante intensos e lembraram mais uma vez das perdas salariais enfrentadas pelos trabalhadores do estado, que já chegam a 40%. Também foi colocada em discussão as políticas de privatização implementadas pelo governador Ratinho Jr. - incluindo a recente decisão de vender as escolas públicas paranaenses.Como resultado das discussões, o deputado Lemos planeja propor a inclusão da recomposição salarial na LDO, além de pressionar pela aprovação do Projeto de Lei Nº 02/2023, que isenta aposentados e pensionistas que recebem até o teto do INSS do pagamento de previdência. Essas iniciativas contam com o apoio tanto da base aliada quanto da oposição na Assembleia.
A segunda etapa do curso "Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R" teve início nesta quinta-feira, 4, na Sala de Treinamento da TDE - UEM. Durante a manhã, o advogado e assessor jurídico do Sinteemar, Wagner Moura, deu uma palestra sobre "Gerenciamento de conflitos entre regimes de trabalho no Setor Público".A diversidade de regimes, como estatutários e celetistas, frequentemente resulta em desafios relacionados a direitos, deveres e condições laborais. Um eficaz gerenciamento requer políticas claras, negociação transparente e um equilíbrio entre a necessidade de flexibilidade administrativa e a proteção dos direitos dos trabalhadores. Ao promover um ambiente de diálogo e respeito mútuo, as organizações públicas podem mitigar conflitos, fortalecendo a coesão interna e a eficácia operacional. Gerenciar possíveis conflitos entre estes diferentes regimes de trabalho é crucial para promover eficiência e equidade.Após a fala do advogado, a dirigente e servidora Laurice Ricardo, retomou as aplicações das técnicas de reciclagem e deu mais detalhes sobre o Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr, do Sinteemar.
Membra do Conselho Municipal da Saúde de Maringá, a dirigente do Sinteemar, Marilda Pereira, participou na última semana da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS - MenpSUS. A reunião, que acontece mensalmente na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, tem participação dos membros do Conselho da Saúde e também de membros do Governo Estadual do Paraná. Nesta ocasião, foi mediada pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Maurício Mesadri, e teve como pauta única informes gerais.