Notícias

Notícia
Grupo GarR realiza curso de tear com Assindi

Por um convite da Associação Indigenista de Maringá - Assindi, o SinteemaR, representado pelo Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr, iniciou um curso de tear para os membros da associação.O curso acontece semanalmente na sede da Assindi e tem atendido homens e mulheres indígenas que têm interesse em trabalhar com artesanato. Segundo os coordenadores da associação, esta pode ser uma nova profissão para estes alunos.

12/07/2024 11h58

Notícia
SinteemaR participa de Audiência Pública e cobra pagamento da data-base

Servidores de todo o estado e de categorias diversas se reuniram na Assembleia Legislativa do Paraná - Alep nesta terça-feira, dia 9, para discutir o funcionalismo público atual, priorizando pontos como recomposição salarial e terceirização. Durante o evento, foi enfatizada a necessidade de incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO a recomposição salarial retroativa e o pagamento das dívidas pendentes. Esta proposta será votada na próxima segunda-feira.A audiência, intitulada "Recomposição salarial dos servidores, em defesa dos serviços públicos: não à privatização da Escola Pública", foi organizada pelo deputado estadual Professor Lemos em conjunto com o Fórum das Entidades Sindicais - FES e contou com a presença de outros deputados e autoridades. Os debates foram bastante intensos e lembraram mais uma vez das perdas salariais enfrentadas pelos trabalhadores do estado, que já chegam a 40%. Também foi colocada em discussão as políticas de privatização implementadas pelo governador Ratinho Jr. - incluindo a recente decisão de vender as escolas públicas paranaenses.Como resultado das discussões, o deputado Lemos planeja propor a inclusão da recomposição salarial na LDO, além de pressionar pela aprovação do Projeto de Lei Nº 02/2023, que isenta aposentados e pensionistas que recebem até o teto do INSS do pagamento de previdência. Essas iniciativas contam com o apoio tanto da base aliada quanto da oposição na Assembleia.

10/07/2024 11h58

Notícia
Assessoria Jurídica do SinteemaR participa do curso "Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R"

A segunda etapa do curso "Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R" teve início nesta quinta-feira, 4, na Sala de Treinamento da TDE - UEM. Durante a manhã, o advogado e assessor jurídico do SinteemaR, Wagner Moura, deu uma palestra sobre "Gerenciamento de conflitos entre regimes de trabalho no Setor Público". A diversidade de regimes, como estatutários e celetistas, frequentemente resulta em desafios relacionados a direitos, deveres e condições laborais. Um eficaz gerenciamento requer políticas claras, negociação transparente e um equilíbrio entre a necessidade de flexibilidade administrativa e a proteção dos direitos dos trabalhadores. Ao promover um ambiente de diálogo e respeito mútuo, as organizações públicas podem mitigar conflitos, fortalecendo a coesão interna e a eficácia operacional. Gerenciar possíveis conflitos entre estes diferentes regimes de trabalho é crucial para promover eficiência e equidade.Após a fala do advogado, a dirigente e servidora Laurice Ricardo, retomou as aplicações das técnicas de reciclagem e deu mais detalhes sobre o Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - GarR, do SinteemaR.

05/07/2024 11h57

Notícia
Diretora do SinteemaR participa de reunião da MenpSUS

Membra do Conselho Municipal da Saúde de Maringá, a dirigente do SinteemaR, Marilda Pereira, participou na última semana da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS - MenpSUS. A reunião, que acontece mensalmente na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, tem participação dos membros do Conselho da Saúde e também de membros do Governo Estadual do Paraná. Nesta ocasião, foi mediada pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Maurício Mesadri, e teve como pauta única informes gerais. 

02/07/2024 12h08

Notícia
Assembleia Geral reúne trabalhadores em duas sessões

Realizada em duas sessões, a Assembleia Geral Extraordinária do SinteemaR reuniu dezenas de trabalhadores no Auditório do Hospital Universitário e no Auditório do Trabalhador. A reunião teve um intuito informativo, de passar para os trabalhadores as novidades de negociações, ações e também de tirar dúvidas individuais.Os principais pontos da assembleia foram o andamento das negociações sobre a distorção na carreira do Nível de Apoio, data-base e a Audiência Pública que deve ocorrer em Curitiba.

02/07/2024 10h25

Notícia
Grupo GarR e Unati promovem novo curso na UEM

A parceria entre o  - GarR do SinteemaR e a Universidade Aberta da Terceira Idade - Unati, tem rendido muitos frutos. Durante esta semana, as dirigentes Marlene Gobbi, Jeanete Bezerra e Tereza da Costa ministraram um curso de confecção de vasos com reaproveitamento de embalagens de produtos de limpeza.

28/06/2024 11h11

Notícia
Podcast Movimento estreia esta quinta-feira

Estreia nesta quinta-feira, 27, o “Podcast Movimento”. Disponível em formato de vídeo no YouTube e Facebook, o programa será quinzenal e aborda questões de política sindical e social e é mediado pela dirigente e servidora aposentada, Laurice Ricardo.O tema desta primeira edição será “O que as lutas trabalhistas influenciam nas políticas públicas” e recebe como convidados o presidente do SinteemaR, Luís Cláudio, e a professora da Universidade Estadual de Maringá, Celene Tonela. O programa também terá a participação do musicista Tijolo.

27/06/2024 11h12

Notícia
Dirigente da CUT visita sede do SinteemaR

Esta segunda-feira foi dia de visita do dirigente da CUT do Paraná, Luiz Carlos. Ele esteve no SinteemaR para rever os amigos e trazer uma leitura da atual conjuntura da situação dos trabalhadores no Paraná.

27/06/2024 10h33

Notícia
Curso de "Educação e Gestão Ambiental" tem início nesta quinta-feira

Grupo de Artesanato com Resíduo Recicladoo SinteemaR com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Maringá, teve início nesta quinta-feira, 20, a primeira etapa do curso "Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R no Setor Operacional das IES".O curso tem por objetivo capacitar o setor operacional de zeladoria na conscientização da conservação ambiental e trato com resíduos sólidos. Juntamente, de apresentar um mecanismo de organizar regras para uma boa gestão ambiental do setor de trabalho, estimular para preservar e reciclar os resíduos sólidos produzidos no local de trabalho e, assim, prevenir por meio de ações a proteção ambiental.

20/06/2024 10h51

Notícia
Dirigentes do SinteemaR participam de segunda etapa de capacitação sobre Negociação e Contratação Coletiva

A segunda etapa do curso de capacitação sobre Negociação e Contratação Coletiva da Escola Sul da Centra Única dos Trabalhadores - CUT, foi realizada nos dias 13 e 14 de junho como continuação a etapa ocorrida em maio. O presidente do SinteemaR, Luís Cláudio, e a dirigente Marisa Morales - que também é secretária de Formação da CUT Paraná, estiveram no evento, que contou com a participação de representantes de sindicatos de todo o estado. O objetivo central desta capacitação é enriquecer o entendimento sobre os temas essenciais relacionados ao ambiente de trabalho, explorando as interações sociais entre capital e trabalho. O curso apresenta conceitos fundamentais para desenvolver estratégias eficazes no processo de condução de uma Negociação e Contratação Coletiva.A formação se concentra em compreender o contexto histórico das lutas trabalhistas e a dinâmica organizacional necessária para realizar negociações coletivas com sucesso. É um pilar fundamental para sindicalistas e demais representantes.

18/06/2024 12h02

Notícia
Manifestação contra PL 1904 acontece nesta terça-feira em Maringá

Em todo o Brasil estão sendo organizadas manifestações contra o projeto de Lei 1904/2024, que condena mulheres e meninas que realizarem aborto legalmente após a 22ª semana de gravidez. Em Maringá, haverá manifestação contra este PL nesta terça-feira, dia 18, às 17 horas, com concentração na Praça Raposo Tavares. O objetivo da manifestação é salvar a vida das mulheres e não permitir um retrocesso nos direitos das vítimas de estupro.O projeto, já apelidado de “PL dos estupradores”, que foi colocado para ser votado em regime de urgência na Câmara dos Deputados pelo deputado Arthur Lira, propõe mudar a lei do aborto legal que existe no Brasil desde 1940, em que a pessoa tem direito ao aborto legal para casos de estupro. Com a mudança, a mulher ou menina que realizar o aborto legal após a 22ª semana de gravidez é condenada a 20 anos de prisão. Esse período é maior do que a pena para o estuprador, que é de 6 a 15 anos.Os autores do projeto desconsideram que há um período considerável até a vítima de estupro saber que está grávida e outra demora para que a justiça aprove a realização do aborto legal. No Brasil, 60% dos estupros ocorrem contra meninas e adolescentes, o que leva muitas a demorarem pra saber que estão grávidas. 

17/06/2024 11h45

Notícia
Diretoria acompanha a coleta do hemocentro na UEM

O Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá, possui uma unidade móvel para facilitar a coleta de sangue da comunidade. Na última semana, o ônibus do Hemocentro esteve em frente ao Restaurante Universitário da UEM e a diretoria do SinteemaR esteve presente para rever os colegas do local e prestigiar o trabalho do setor.A modalidade móvel do Hemocentro é muito importante, pois possibilita que moradores não tenham a necessidade de se deslocar até o local fixo e também que pessoas de outras cidades possam fazer a doação, contribuindo para a manutenção dos estoques de sangue. 

14/06/2024 12h01

Notícia
Em parceria com a UEM, Grupo Garr do SinteemaR promove curso para servidores

O Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr e a Secretaria dos Técnicos do SinteemaR, em uma parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários e a Diretoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Maringá estão organizando o curso Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R no Setor Operacional das IES.O curso tem por objetivo capacitar o setor operacional de zeladoria na conscientização da importância da conservação ambiental e trato com resíduos sólidos. Também de apresentar um mecanismo de organizar regras para uma boa gestão ambiental do setor de trabalho, estimular para preservar e reciclar os resíduos sólidos produzidos no local de trabalho e, assim, prevenir por meio de ações a proteção ambiental.Informações sobre o curso:Dias: 20 e 27 de junho; 4, 11 e 18 de julhoHorário: 13h30 às 17h30Local: Sala de Treinamento da TDE - UEMLink de inscrição: https://bit.ly/conceitodemeioambiente

13/06/2024 12h29

Notícia
Direção do SinteemaR almoça no Restaurante Universitário

Em uma visita aos servidores e estudantes que almoçam no Restaurante Universitário da UEM, a diretoria e os funcionários do SinteemaR fizeram questão de uma refeição no local antes de uma reunião. Foi um momento de rever antigos colegas e apreciar o saboroso almoço servido pelos funcionários do RU.

13/06/2024 11h50

Notícia
SinteemaR tem estande na Arena Sustentável

Entre a última sexta-feira e domingo, 7 a 9 de junho, o SinteemaR, em uma parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade - Unati, esteve entre os 22 expositores da Arena Sustentável Maringá. Os estandes apresentavam ao público diversos projetos que promovem a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, atendendo os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" estabelecidos pela Organização das Nações Unidas - ONU. No local, os visitantes puderam assistir palestras e observar de perto cada projeto exposto. O Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado do SinteemaR exibiu vasos, sabões, sabonetes e outros produtos produzidos com matéria prima que poderia estar no lixo. O evento traz ao público alternativas do que pode ser feito para que o planeta continue existindo como é hoje. Crianças e adolescentes de várias escolas de Maringá e região puderam prestigiar e pensar em novas formas de um futuro para a humanidade.

11/06/2024 11h45