Servidores protestam contra o fim da Licença Especial

Depois que as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças (CF) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovaram o parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar PLC 09/2019, do Governo de Ratinho Junior (PSD), que promete acabar com a licença-especial para os servidores, a categoria vai tentar agora obstruir a votação no Plenário.

Hoje terça-feira, 8 de outubro, a categoria vai fazer uma grande manifestação, em Curitiba. Os servidores da UEM já se encontram na Capital para o protesto. A sessão está marcada para às 14 horas, mas concentração já começou. O Sinteemar disponibilizou um ônibus.

A proposta do Governo (PL 9/2019), na verdade, substitui a atual licença-especial por uma licença capacitação e põe fim à formação/capacitação em serviço. Pela avaliação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) essa emenda substitutiva, piorou ainda mais o projeto inicial, que chegou a ser retirado de pauta. Não fosse a reação e mobilização dos sindicatos, esse direito já estaria extinto.