Data-base: Governadora propõe 1%!

25/06/2018

Data-base: Governadora propõe 1%!

Servidores não aceitam e continuam mobilizados!

A governadora Cida Borghetti anunciou apenas 1% de reposição ao funcionalismo do estado, A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira, 25 de junho, com a coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES), conforme havia deliberado na semana passada. Após o anuncio, a governadora se retirou permanecendo os sindicalistas debatendo com o secretário da Fazenda e representantes da Alep.

A reposição da inflação dos últimos doze meses é de 2,76%. Porém, se somados os dois anos sem a data-base, as perdas do funcionalismo público chegam a quase 12%, índice presenteado pelo ex-governador Beto Richa (PSDB).

Na reunião de sexta-feira passada, entre o FES e o Secretário da Fazenda (Sefa), o economista Cid Cordeiro Silva apresentou estudos orçamentários considerando diversos índices oficiais do próprio Governo e previsões do mercado para comprovar que o pagamento da data-base é possível e deve ficar dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os números rebatem estimativas pessimistas da Sefa e o modelo adotado pela pasta para fazer as previsões de arrecadação do Estado.

MOBILIZAÇÃO CONTINUA - Os sindicatos continuam com o “acampamento da Data-Base” em frente ao Palácio Iguaçu. O objetivo é que a governadora anuncie índice igual ao que foi enviado à Alep para os servidores de outros poderes como: Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. Lembrando que os outros poderes tiveram sua reposição da inflação normalmente nos últimos anos.

O SinteemaR está participando ativamente nas negociações tentando sensibilizar o Governo por meio do diálogo. Mas percebemos que está cada vez mais difícil e, caso o sistema continue prejudicando os servidores públicos do Poder Executivo, o único caminho será, novamente, a greve. Para o presidente do SinteemaR, José Maria Marques, é importante o acompanhamento e apoio de todos os servidores das IEES, para aumentar a pressão junto ao Governo.