PANFLETAGEM MOSTRA DESCASO DO GOVERNO RICHA COM AS UNIVERSIDADES

03/04/2018

PANFLETAGEM MOSTRA DESCASO DO GOVERNO RICHA COM AS UNIVERSIDADES

O presidente do Sinteemar, José Maria Marques, e demais diretores, fizeram, na manhã de hoje (3/4), um dia de protesto contra os desmontes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em defesa das universidades públicas do Paraná.

A panfletagem fez parte de uma manifestação em nível estadual, organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), que ocorreu simultaneamente em todas as universidades estaduais do Estado.

Um panfleto explicativo foi distribuído a toda comunidade universitária, nos portões de entrada e nas salas de aulas, para mostrar como o governo Beto Richa vem tratando as universidades públicas do Estado.

O ano letivo está, mais uma vez, ameaçado pela falta de concursos e contratações de docentes e técnicos, além de cortes em direitos previstos em lei.

A denúncia contra o governador mostra, ainda, que os servidores, que foram atacados no dia que ficou conhecido como o “Massacre do centro Cívico”, amargam agora um prejuízo em suas aposentadorias. Depois do “assalto” que Beto Richa fez à Paranaprevidência, o valor que era para se ter em conta hoje deveria ser R$ 14 bi, mas tem apenas R$ 6,9 bi.

Servidores denunciam, também, que estão há 28 meses sem receber a data-base (correção da inflação), além dos cortes no orçamento e os constantes ataques à autonomia universitária, o que prejudica o ensino, a pesquisa e a extensão, que são os três pilares que regem o funcionamento de uma universidade.